O que é Medicina Funcional?

Muito ouvimos sobre nutrição funcional, treino físico funcional e agora, mais recentemente, há alguns profissionais que usam o termo Medicina Funcional.

Na realidade, o termo “Medicina Funcional” nasceu quando o Instituto de Medicina Funcional ou Institute for Functional Medicine (EUA – Clivend Clinic) foi fundado há mais de 25 anos nos Estados Unidos, por dois médicos especialistas em medicina da família. Eles percebiam que o modelo vigente de tratamento de doenças crônicas não conseguia proporcionar melhoras em todos os pacientes, e em alguns casos, quando conseguia, gerava efeitos colaterais bastante significativos.

Assim, a Medicina Funcional nasceu desta intenção de encontrar as verdadeiras causas das doenças crônicas através de um método individualizado, centrado no paciente, baseado em evidências, que empodera os pacientes e os profissionais da saúde para trabalhar juntos até encontrar as causas das doenças e promover a saúde.

Esta abordagem requer uma compreensão detalhada da genética de cada paciente, da sua bioquímica e seus hábitos de vida, para então poder propor um plano de tratamento personalizado. Assim, podemos encontrar uma doença que tem muitas causas ou uma única causa que pode promover várias doenças.

Assim, em resumo, o tratamento da Medicina Funcional se direciona para encontrar o melhor tratamento para cada indivíduo, e não somente, um tratamento padrão para cada uma das doenças.

Conheça todas as especialidades oferecidas pela Clínica Aqua Vitae.

Falar pelo WhatsApp