Dra. Armanda Rufino

Dra. Armanda Rufino

Dra. Armanda Rufino

Psiquiatria CRM/SC 11.124 | RQE 5.359 CRM/SC 11.124 | RQE 5.359

Dra. Armanda Rufino é formada em medicina, especialista em psiquiatria e mestre em saúde mental, todos os títulos pela USP, e é preceptora da residência em psiquiatria do Hospital Universitário (UFSC). Atua com a Abordagem Sistêmico-fenomenológica, investigando a saúde dos relacionamentos. Saiba mais sobre a Dra. Armanda.

Formação

Armanda C. Brandão Rufino é médica psiquiatra há 20 anos, formada pela USP de Ribeirão Preto, onde realizou a sua Graduação, Residência em Psiquiatria e Mestrado em Saúde Mental. Desde 2004, é psiquiatra do Hospital Universitário (HU) da  Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde atua na assistência e como preceptora da residência em psiquiatria.

Práticas e técnicas

Nessa trajetória, ganhou muita familiaridade e conhecimento das doenças mentais e psíquicas, assim como do desenvolvimento e da estruturação da personalidade humana, que envolve não só a doença, mas também questões existenciais próprias e de cada fase da nossa vida. A utilização da medicação e de técnicas psicoterápicas como ferramentas terapêuticas mostrou os benefícios que podem atingir quando aplicadas com critério e com a indicação correta, mas também as limitações se elas são usadas de forma isolada para a recuperação integral da saúde. Desta forma, a alteração da neurotransmissão cerebral como a única explicação para esses transtornos também foi se tornando insuficiente para explicar a complexidade do que ocorre com quem sofre dessas patologias.

Assim, surgiu a necessidade de agregar recursos terapêuticos e novas concepções daquilo que, verdadeiramente e mais profundamente, está por trás do sofrimento psíquico e existencial das pessoas. Nessa busca profissional e também pessoal, a médica fez sua formação em Abordagens Sistêmicas com Décio e Wilma Oliveira, pelo Instituto Desenvolvimento Sistêmico para a Vida (IDESV), aprofundando seus estudos em Seminários e outros Cursos promovidos pelo Instituto, onde se tornou Facilitadora. O grande ganho desses conhecimentos e técnicas sistêmicas foi aprender sobre os relacionamentos, os princípios que atuam neles e a possibilidade concreta de uma melhora significativa na qualidade de vida das pessoas se elas investirem também na saúde dos seus relacionamentos. Há um ano e meio, junto com três amigas da área da saúde, Andrea, Elisa e Adriana, fundou a Aqua Vitae, clínica multidisciplinar, onde se pratica uma medicina técnica e eficiente aliada a um enfoque humanizado e personalizado. A concretização deste ideal a deixa muito gratificada e realizada, permitindo que possa vivenciar a saúde como uma integração mente-corpo-espírito que faz parte de um propósito maior na evolução de cada um de nós.

Atende adolescentes acima de 16 anos, adultos e idosos, realizando o diagnóstico, tratamento medicamentoso e técnicas psicoterapêuticas em abordagens sistêmicas. As patologias que atende são: a depressão, ansiedade, transtorno bipolar, esquizofrenia e outros transtornos psicóticos, transtornos alimentares, transtornos dissociativos-conversivos, doenças psicossomáticas, dificuldades de relacionamento na família e em outros contextos.

Falar pelo WhatsApp