Dra. Andrea Baumgarten

Dra. Andrea Baumgarten

Dra. Andrea Baumgarten

Clínica Médica CRM 19.466 | RQE 14.022

Doctoralia Lattes LinkedIn

Formação

Formada pela Universidade Federal de Santa Catarina, especializou-se em clínica médica pelo Hospital Regional de São José e trabalha em UTIs e unidades críticas de cuidado clínico.

Atualmente expande sua formação alopática com a visão sistêmica da Medicina Funcional e dedica sua prática de consultório ao cuidado clínico tradicional, aliado à prevenção e promoção de saúde (3º Médica Certificada no Brasil em março 2019 pelo em Medicina Funcional pelo The Institute for Functional Medicine, com sede no estado de Washington - USA, www.functionalmedicine.org ).

Valores

A compreensão mais profunda do adoecimento, de suas causas primeiras, e baseado na máxima hipocrática “primum non nocere ”—primeiro não fazer mal– são os motores de sua prática médica. Acredita que somente com amor, com cuidado e com estudo constante se faz uma boa prática médica.   

Práticas e técnicas

Trata doenças como diabetes, hipertensão, colesterol elevado, rastreio para cânceres e investigações clínicas de doenças diversas com direcionamento para a devida especialidade uma vez feita o diagnóstico. Coordena grupos de redução de estresse e emagrecimento, maneja hormônios, trata deficiências nutricionais, sensibilidades, e intolerâncias e alergias alimentares, declínio cognitivo leve a moderado, depressão e ansiedade, auxilia no envelhecimento saudável e ganho de vitalidade para quem deseja manter-se sempre bem. Tem seu interesse focado na atenção integral, com resultados efetivos, personalizados a cada paciente, doença e momento de vida. É uma entusiasta do uso racional das medicações, e de estratégias não farmacológicas que tem cada vez mais enfoque científico no meio acadêmico, sem deixar de usá-las quando necessário. Acredita no tratamento compartilhado entre paciente e médico, e não unidirecional em que o médico é o único que toma as decisões.

 

Aplica, de forma individualizada os protocolos e dietas ( em equipe multidisciplinar):

  • Dieta do Mediterrâneo ou antiinflamatória, Dieta Low em FODMAPS, Dieta de Eliminação, Dieta Cetogênica ou Keto Mitoflex, Dieta Renew, Dieta Detox, Dra. Terry Wahls e Protocolo Amy Myers.

  • Protocolo ReCODE (doenças neurodegenerativas) para declinio cognitivo leve, inicial e moderado. Lembrando que este protocolo não mostra-se benéfico em estágios avançados de dêmencias.

  • Uso de hormônios bioidênticos e sintéticos de maneira racional;

  • Orienta e conduz retirada segura de Amálgamas associada a dentistas biológicos

Vale lembrar que todos estes "protocolos" são apenas guias e variações de uma boa prática médica com evidências científicas, aplicadas a individualidade do paciente e experiência da Dra. Andrea.

//www.youtube.com/watch?v=xUFtO_fN5uk